Apresentação

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) é uma organização não-governamental, criada em 1978, que busca contribuir de forma decisiva para a prática social e de serviço junto a agricultores familiares e outros públicos ligados à área rural. Trabalha-se pela afirmação da agricultura familiar como parte de uma estratégia de desenvolvimento rural sustentável. 

O respeito à diversidade – biológica, cultural, étnica e religiosa – é fundamental para a manutenção da vida e para a construção de independência e de autonomia. Atualmente, o trabalho do CAPA atende agricultores familiares, agricultores assentados, quilombolas, indígenas e pescadores profissionais artesanais, organizados em grupos, associações comunitárias e cooperativas. Sua atuação se dá em diferentes regiões dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, por meio de cinco núcleos ligados em rede. As equipes técnicas são multidisciplinares e prestam assessoria na organização social e política, na formação e nas diversas etapas da cadeia produtiva desde a produção até a comercialização, junto às famílias beneficiadas. 

Através da parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) é realizado monitoramento e avaliação constante do trabalho. Também é através da FLD que o CAPA recebe apoio financeiro da Organização Protestante para a Diaconia e o Desenvolvimento (Evangelisches Werk für Diakonie und Entwicklung), com sede Berlim (Alemanha), uma organização que visa o desenvolvimento sustentável e vida digna a todas as pessoas. 

 

Clique aqui para fazer o download do folder institucional do CAPA.

 

CAPA - Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor