CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​Produção de mudas é tema do Seminário da Rede Ecovida/Vale do Rio Pardo

14-07-2017

Santa Cruz do Sul/RS – No dia 6 de julho de 2017, ocorreu o III Seminário Anual do Núcleo do Vale do Rio Pardo da Rede Ecovida. Trinta agricultoras e agricultores certificados ou em processo de certificação orgânica, de sete municípios – Arroio do Meio, Candelária, Itaara, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz –, participaram, trocando experiências sobre produção de mudas, principalmente de hortaliças, que foi a temática deste ano. No ano passado, o debate girou em torno da produção de sementes.

A equipe do CAPA/Núcleo Santa Cruz do Sul encaminhou as falas e debates das pessoas presentes e fez intervenções durante a conversa para agregar conhecimentos. Três agricultores trouxeram informações sobre os sistemas de produção de mudas que utilizam, as dificuldades que enfrentam e quais as variedades que cada um consegue produzir: Rafael Dalla Costa, de Itaara; Joel de Andrade Paz, de Rio Pardo; e Evandro Silveira da Rosa, da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC). 

Além deles, Clóvis Back, viveirista de Vera Cruz, falou sobre sua experiência de quase 30 anos, explicando os cuidados que se deve ter para produzir mudas de qualidade. O biólogo da Brasil Sementes, Cláudio Maia, relatou sua experiência profissional, trazendo informações sobre possíveis fontes de aquisição de sementes orgânicas.

Para o técnico agrícola do CAPA, Augusto Weber, o seminário possibilitou a troca de experiência de diferente grupos de agricultoras e agricultores, que puderam compartilhar dicas e esclarecer dúvidas em relação à produção de mudas: “O grande saldo foi juntar pessoas de diferentes regiões e com diferenças nas produções”. 

Assessoria de Comunicação/CAPA Núcleo Santa Cruz do Sul